“Moro aqui há mais de vinte anos, então o imóvel é meu.” A frase está entre as crenças mais repetidas do direito imobiliário brasileiro, e é incompleta. Quem ocupa um imóvel por muito tempo pode, de fato, adquiri-lo por usucapião. Mas o tempo, sozinho, não faz ninguém dono.

Quatro decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgadas em 2026, lidas em conjunto e detalhadas ao longo deste texto, mostram por quê. Elas desenham uma linha clara: a usucapião não é um prêmio pela duração da moradia, e sim o reconhecimento de quem sempre se comportou como proprietário. O que o tribunal examina primeiro não é o calendário, e sim a pergunta que vem antes dele: como esse imóvel foi ocupado?

Por que o tempo parece suficiente, e não é

A crença tem origem compreensível. A usucapião existe para dar segurança a quem ocupa um imóvel por longos períodos, e a lei fixa prazos que variam conforme o tipo de usucapião. Como o prazo é o requisito mais fácil de enxergar, acabou virando, na cabeça de muita gente, o único.

Na prática, o prazo é só uma das condições. A posse precisa ser exercida como dono, de forma contínua e sem oposição, sobre um bem que a lei permita usucapir. A diferença entre posse e simples detenção é central: quem usa o imóvel com a permissão de outra pessoa, sem a intenção de ser dono, exerce detenção, e detenção não vira propriedade por mais anos que dure. É a essa intenção de agir como dono que o direito chama de animus domini.

Quando falta algum desses elementos, os anos de moradia perdem o peso que se imagina. O que as decisões recentes do STJ fazem é mostrar, em casos concretos, onde exatamente a conta deixa de fechar.

A usucapião não premia quem ocupa por muito tempo, e sim quem consegue comprovar que sempre agiu como dono.

O que quatro decisões de 2026 têm em comum

O primeiro caso envolve uma filha e o genro que ocuparam, por 29 anos, um imóvel que fazia parte de uma herança ainda não partilhada. Em 30.09.26, o STJ divulgou a decisão unânime da Quarta Turma (AREsp 2.983.084, rel. Min. Raul Araújo) que negou a usucapião. Para o relator, a posse necessária para adquirir a propriedade não se confunde com a simples permanência no imóvel: no ambiente familiar, morar em um bem pode decorrer naturalmente de afeto e tolerância, sem a intenção de ser dono. Admitir a usucapião nessas circunstâncias significaria, nas palavras do ministro, “abrir via alternativa para a transferência patrimonial desordenada entre ascendentes e descendentes”, fora das regras da sucessão.

“…manifestações de afeto, solidariedade, auxílio e liberalidade entre parentes ou mesmo expressão de conveniência doméstica.”

Ministro Raul Araújo, relator, sobre as razões que podem levar um parente a morar no imóvel (AREsp 2.983.084)

O segundo caso mostra que há territórios que o tempo não alcança. Em 06.02.26, o STJ divulgou decisão da Terceira Turma (REsp 2.211.711, rel. Min. Nancy Andrighi) segundo a qual um imóvel em Área de Preservação Permanente não pode ser usucapido, ainda que o ocupante alegasse mais de 20 anos de posse. Para a relatora, ocupar irregularmente essas áreas é antijurídico, porque favorece a supressão da vegetação e dificulta a fiscalização ambiental, e nesse conflito o interesse coletivo prevalece sobre o individual.

“Do contrário, estar-se-ia estimulando a invasão dessas áreas, situação absolutamente deletéria do ponto de vista da garantia da propriedade e, mais além, da sua função socioambiental.”

Ministra Nancy Andrighi, relatora (REsp 2.211.711)

O terceiro caso trata do tamanho do pedido. Na usucapião familiar, uma mulher que morava em um imóvel de 360 m² pediu a usucapião de apenas 250 m², justamente o limite que a lei estabelece para essa modalidade. Em 30.06.26, o STJ divulgou a decisão unânime da Quarta Turma (processo sob segredo de justiça, rel. Min. Antonio Carlos Ferreira) que recusou o pedido. Para o relator, a tese da recorrente transforma o imóvel, objeto da norma, em mero parâmetro quantitativo, e a pretensão de usucapião parcial sobre imóvel maior, concluiu, “constitui fraude à norma”.

“O limite de 250 m² qualifica o imóvel como um todo, e não apenas a fração que se pretende adquirir.”

Ministro Antonio Carlos Ferreira, relator (processo sob segredo de justiça)

O quarto caso caminha no sentido oposto, e por isso é revelador. Em 24.04.26, o STJ divulgou decisão unânime da Terceira Turma (REsp 2.215.421, rel. Min. Nancy Andrighi) que admitiu que um recibo de compra e venda pode servir como justo título na usucapião ordinária, porque demonstra a intenção de transmitir a propriedade. A relatora ponderou que o conceito de justo título não deve se restringir à documentação formalmente perfeita, sob pena de esvaziar a utilidade da usucapião ordinária. Reconheceu que o recibo, isoladamente, parece insuficiente, mas entendeu que ele pode servir para demonstrar a intenção de transmissão, em sintonia com a função social da propriedade e com o direito à moradia.

Menos formalidade, mais verdade

Postas lado a lado, as quatro decisões citadas revelam um padrão. O STJ é exigente com o comportamento do ocupante, porque quem ocupa por tolerância não é dono; exigente com o objeto, ou seja, com o que pode ser usucapido e em que medida; e, ao mesmo tempo, flexível com a prova do negócio, já que um recibo simples pode bastar para mostrar que alguém comprou e agiu como dono. A usucapião passa a exigir menos formalidade e mais verdade.

A objeção é previsível: isso não seria injusto com quem vive há décadas em um imóvel sem documento? Muitas famílias dependem da usucapião como único caminho realista de regularização, e exigir prova de comportamento de dono pode parecer mais um obstáculo. A resposta que as decisões sugerem é que a proteção continua existindo, mas não como atalho. Ela não vale contra os demais herdeiros, contra o meio ambiente ou contra o limite que a lei escolheu fixar. Dentro dessas balizas, quem comprou, pagou e agiu como dono, mesmo sem escritura, encontra abrigo.

Na vida prática, isso significa que provas de comportamento de dono importam: contratos, recibos, pagamento de impostos e contas, obras, ausência de contestação. Já ceder o imóvel por afeto ou tolerância, por si só, não transforma o ocupante em dono, o que também protege quem cedeu o imóvel de boa-fé.

Nas entrelinhas: o tempo é o começo da conversa

O ponto de fundo é uma mudança de pergunta. Durante muito tempo, o debate girou em torno de quanto tempo a pessoa ocupou. Nas decisões recentes, a questão central passa a ser que papel ela exerceu no imóvel: dona, parente acolhida, ocupante de área protegida ou compradora de boa-fé.

Isso aproxima a usucapião de um juízo sobre conduta e confiança. O tribunal protege quem se comportou como dono de modo verificável e recusa a tentativa de converter tolerância em propriedade. Há também uma escolha sobre quem define os limites: ao tratar a usucapião familiar como política habitacional voltada a imóveis pequenos, o STJ deixa ao legislador a definição de seus critérios, em vez de ampliá-los por interpretação.

Convém lembrar, por fim, o alcance desta leitura. São quatro decisões de turmas do STJ, citadas acima, em casos concretos e sem efeito vinculante automático. Indicam uma tendência, e cada situação continua dependendo dos documentos, do tempo e da forma de ocupação.

FONTES E LEITURA RELACIONADA
  • Herdeiro ocupante: STJ, Quarta Turma, AREsp 2.983.084, rel. Min. Raul Araújo, unânime (divulgado em 30.09.26).
  • Área de preservação permanente: STJ, Terceira Turma, REsp 2.211.711, rel. Min. Nancy Andrighi (divulgado em 06.02.26).
  • Limite de 250 m²: STJ, Quarta Turma, processo sob segredo de justiça, rel. Min. Antonio Carlos Ferreira, unânime (divulgado em 30.06.26).
  • Recibo como justo título: STJ, Terceira Turma, REsp 2.215.421, rel. Min. Nancy Andrighi, unânime (divulgado em 24.04.26).
STJ · ocupação por herdeiro, notícia de 30/9/2026 ↗ STJ · usucapião em APP, notícia de 6/2/2026 ↗ STJ · usucapião familiar e limite de 250 m², notícia de 30/6/2026 ↗ STJ · recibo como justo título, notícia de 24/4/2026 ↗ NOTÍCIAS RELACIONADAS BASE LEGAL
  • Código Civil, art. 1.238 (usucapião extraordinária e intenção de agir como dono), art. 1.240-A (usucapião familiar, limite de 250 m²) e art. 1.242 (usucapião ordinária)
  • Código Florestal, arts. 7º e 8º (áreas de preservação permanente), conforme citados pelo STJ

Conteúdo informativo e opinativo. Não substitui a análise individual de uma situação concreta.

Liandro FaroAdvogado e professor · Belém, Pará · OAB/PA 14.611-AQuem sou →
Veja outros artigos →